Carteira de Identidade Nacional chega a 1 milhão de emissões na Bahia

 Bahia atingiu um marco significativo na modernização da identificação civil: mais de 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) foram emitidas em todo o estado. A nova identidade unifica o número do CPF como identificador único e oferece recursos modernos de segurança, como QR Code e versão digital acessível pelo aplicativo GOV.BR.

A primeira via da CIN é gratuita e pode ser solicitada em 87 unidades fixas da Rede SAC, distribuídas em 74 municípios baianos, além de três carretas do SAC Móvel que percorrem regiões mais distantes. O atendimento é realizado exclusivamente por agendamento, que pode ser feito através do aplicativo ou portal SAC Digital, ou pelos telefones 0800 071 5353 e 71 4020-5353.

Em Salvador, os postos localizados nos principais shoppings atendem com horário estendido até às 21h e já contabilizam cerca de 140 mil atendimentos. No interior, 21 postos fixos e 51 Pontos SAC realizam mutirões aos sábados exclusivamente para emissão da CIN, somando aproximadamente 400 mil atendimentos.

Além disso, o projeto CIN nas Escolas já passou por 12 escolas estaduais, realizando cerca de 7 mil atendimentos para estudantes da rede pública e comunidade escolar. Mais de 6 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social também foram atendidas, em parceria com secretarias estaduais e o Instituto de Identificação Pedro Mello.

A nova CIN permite a inclusão de informações adicionais, como tipo sanguíneo, fator RH, nome social, e indicações de condições de saúde, como deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento possui validade de acordo com a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.

Os cidadãos têm até 2032 para substituir o antigo RG pela nova CIN. Para mais informações e agendamentos, acesse o portal SAC Digital


Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Bahia abre 12 mil vagas para CNH gratuita;

Notícias relacionadas