ALERTA DE EXCESSO: Estudo mostra que hiperconexão já afeta saúde mental no Brasil

Pesquisa da Consumer Pulse mostra que o tempo de conexão no país supera a média global, com mais de 3 horas dedicadas às redes sociais.

Um estudo recente da Consumer Pulse revelou que os brasileiros passam, em média, mais de 9 horas por dia navegando na internet. Desse tempo, mais de 3 horas são dedicadas exclusivamente às redes sociais. Esse resultado coloca o Brasil acima da média global em termos de tempo de conexão. O levantamento também indica que essa hiperconexão já começa a causar desconforto entre os usuários. Há um crescente desejo por equilíbrio e por uma relação mais saudável com a tecnologia, sinalizando uma mudança na percepção dos brasileiros sobre o uso excessivo da internet.

Segundo Marcelo Tripoli, comentarista de inovação, o Brasil consistentemente se destaca como a população mais conectada do mundo. "O brasileiro sempre foi o povo que mais rápido adota. Quando sai uma tecnologia nova, uma rede social nova, a gente vê aquelas populações que mais adotaram rapidamente", explica.

Essa característica é atribuída a diversos fatores, incluindo a curiosidade do brasileiro, sua abertura a novas tecnologias e o tempo gasto em deslocamentos nos centros urbanos, que favorece o uso de dispositivos móveis. Com o advento da inteligência artificial, especialmente em plataformas como o ChatGPT, o engajamento tende a aumentar ainda mais. Tripoli alerta: "A interação da rede social feita por IA no ChatGPT é feita para te manter engajado, ela é agradável com você, ela sempre vai estar disponível a qualquer hora do dia".


via: CNN

Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Médico é afastado após denúncia de consumo de bebida alcoólica em pronto-socorro em SP

Notícias relacionadas