O agricultor Valdemar Both, de 53 anos, morreu baleado durante uma abordagem da Brigada Militar após uma ocorrência relacionada a um suposto crime ambiental no interior de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a corporação, Both estava armado com um machado e teria reagido à ação policial, realizada na terça-feira (1º/7), no distrito de Palma. Por esse motivo, os policiais efetuaram os disparos.
Na ocasião, ele cortava lenha em um galpão onde morava. A suspeita era de que estaria vendendo o material sem autorização, o que configuraria crime ambiental.
A Brigada Militar instaurou um procedimento interno para apurar o caso e determinou o afastamento preventivo dos dois policiais envolvidos. Já a Polícia Civil abriu um inquérito, tratando o episódio, inicialmente, como legítima defesa.
A abordagem foi registrada em vídeo. Nas imagens, é possível ver o galpão com a lenha, a viatura da Brigada Militar e ouvir Both questionando os policiais sobre a proibição de exercer seu trabalho. Ele grita com os agentes e, em seguida, é possível ouvir um disparo e depois outros dois tiros. Após cair no chão, um dos policiais deixa o local com uma arma na mão.
O advogado que representa a família afirma que Both comprava eucalipto para produzir lenha e revendê-la, além de ressaltar que os equipamentos utilizados, como motosserras, estavam devidamente regularizados.
Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Família busca respostas sobre jovem grávida desaparecida no Rio São Francisco em Luz