Operação Stuttgart: PF desmonta esquema criminoso que causou prejuízo milionário aos cofres públicos

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Stuttgart, que desmantelou uma organização criminosa com base em Pelotas (RS). O grupo era responsável pela criação de um complexo esquema empresarial envolvendo mais de 60 franquias voltadas ao comércio de mercadorias contrabandeadas, sonegação de impostos, obtenção de empréstimos fraudulentos e lavagem de dinheiro.


A ação contou com o apoio da Receita Federal e da Anatel. Cerca de 80 policiais federais cumpriram 22 mandados judiciais: 21 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, nas cidades de Pelotas, Porto Alegre e São Paulo.


Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram bloqueadas contas bancárias, sequestrados veículos e imóveis pertencentes aos investigados, além de apreendidos passaportes e executadas outras medidas cautelares.


As investigações tiveram início em novembro de 2023 e revelaram que os produtos comercializados pelas franquias eram introduzidos ilegalmente no Brasil com uso de notas fiscais falsas. Os pagamentos aos fornecedores eram realizados por meio de uma sofisticada rede de doleiros, que ocultava a origem e o destino dos recursos, facilitando a lavagem de dinheiro e a evasão de divisas.


O grupo mantinha uma rede de franquias registradas em nome de pessoas interpostas, muitas delas de origem humilde e sem patrimônio. Dessa forma, as dívidas e responsabilidades tributárias recaíam apenas sobre os supostos franqueados, enquanto o líder da organização se beneficiava da blindagem patrimonial.


O prejuízo estimado aos cofres públicos até o momento ultrapassa R$ 28 milhões, resultantes de créditos tributários inscritos na dívida ativa, operações de lavagem de capitais, evasão de divisas e empréstimos obtidos de forma fraudulenta.


Comunicação Social da Polícia Federal em Pelotas


Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Jovem é encontrada morta e decapitada em Guarapari; tia confessa o crime

Notícias relacionadas