A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está à procura de Hiago Michael Polese, de 21 anos, ex-presidente da Associação dos Universitários de Nova Petrópolis (AUNP). Ele teve sua prisão preventiva decretada após ser investigado por um suposto esquema que desviou mais de R$ 400 mil. A fraude foi descoberta durante uma fiscalização de rotina da Prefeitura de Nova Petrópolis.
Segundo a investigação, batizada de Operação Rota Desviada, o esquema funcionava desviando os valores das mensalidades pagas pelos próprios estudantes para as contas da associação. Antes que esses fundos pudessem ser repassados para a conta específica da parceria com a prefeitura — que é fiscalizada pelo poder público —, o dinheiro era desviado para fins pessoais. A polícia também investiga a suspeita de superfaturamento nos boletos cobrados e a simulação de despesas operacionais para encobrir a fraude.
Buscas e apreensões
A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão em quatro cidades: Nova Petrópolis e Linha Nova, no Rio Grande do Sul, e Maringá e Flórida, no Paraná. Durante as buscas, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos ligados ao suspeito, que não foi encontrado. A polícia acredita que ele deixou um dos locais investigados um dia antes da operação e que há indícios de que provas foram destruídas, o que reforçou o pedido de prisão preventiva. Um pedido de habeas corpus feito pela defesa foi negado.
Posicionamento da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Nova Petrópolis esclareceu que a fraude foi descoberta graças à fiscalização do município. A prefeitura garantiu que não há indícios de desvio de recursos públicos, pois o dinheiro repassado pelo município foi utilizado para o objetivo da parceria. No entanto, os repasses foram suspensos até que a entidade regularize sua situação.
Se você tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Hiago Michael Polese, pode denunciar de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp da delegacia: (54) 98122-6666.
Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Carro de taxista desaparecido é encontrado queimado no Rio Grande do Sul